O Meio e o Si

Seu blog de variedades, do trivial ao existencial.

Porque os Beatles

picstitch

Toda discussão sobre arte, incluindo música, é sempre delicada pois pode esbarrar a qualquer momento no argumento de que “gosto é subjetivo”. No entanto, em se tratando de música, felizmente existe, se não um consenso, uma grande maioria que concorda que os Beatles tenham sido a melhor e mais importante banda de todos os tempos. Este post é dedicado aos que ainda não estão convencidos.

A imagem acima é emblemática. Quantos anos acham que se passaram entre as duas fotos? Oito, dez anos? Não, quatro! A primeira foto é de 1963, a segunda de 1967. A evolução exponencial do grupo obviamente vai muito além da visual. A imensa e diversa produção musical dos Beatles ocorreu em menos de 10 anos. O primeiro LP, ‘Please Please Me’ foi de 1963, o último, ‘Let It Be’, de 1970. Nesse curtíssimo período foram produzidas pérolas num crescente de sofisticação, inovação e versatilidade jamais replicado por nenhum outro grupo.

Como exemplo, as seguintes músicas foram lançadas um álbum após o outro, de 1963 até 1970 (quem não conhece vale a pena escutar): ‘Love Me Do’, ‘It Won’t Be Long’, ‘And I love Her’, ‘Help’, ‘In My Life’, ‘We Can Work It Out’, ‘Eleanor Rigby’, ‘A Day in the Life’, ‘All You Need is Love’, ‘I Am the Walrus’, ‘Dear Prudence’, ‘I Want You’, ‘Come Together’, ‘Across the Universe’. É impressionante constatar a diversidade de estilos e o grau de evolução, não em termos de qualidade, afinal todas as fases têm seu mérito, mas de riqueza, complexidade e maturidade musical. Quem diria que a mesma banda gravou ‘A Day in the Life’ e ‘Love Me Do’, ainda mais em um espaço de apenas quatro anos?

Para entender melhor a grandeza dessa evolução, vale fazer a comparação com outras grandes bandas. Os Rolling Stones, por mais incríveis que sejam, evoluíram relativamente pouco nos seus 50 anos (!) de vida. Ouvir um disco dos Stones dos anos 90 não é tão diferente de um dos anos 70 ou mesmo 60. Os Beatles estiveram juntos menos de um terço do tempo que bandas como Pink Floyd, U2 e Pearl Jam que, apesar de muito boas, vêm produzindo (produziram) música dentro de estilos bem definidos e sem uma evolução lateral significativa. A versatilidade e riqueza únicas dos Beatles explicam o fato de que sua música seja atemporal e considerada moderna até hoje. Avós e netos ouvem ‘Here Comes the Sun’ com o mesmo entusiasmo.

Os Beatles experimentaram e criaram como nenhum outro grupo. Ousaram na harmonia quando outros ainda tocavam apenas 4 ou 5 acordes; intercalaram vocais de forma pioneira; inovaram nos arranjos e instrumentos introduzidos; tocaram de rock n’ roll a blues, baladas, country, folk, progressivo, hard rock, psicodélico e músicas que são difíceis até de serem classificadas; foram originais nas letras, no estúdio e na atitude. Plantaram sementes que germinam até hoje e seguirão germinando no futuro. Por isso são a banda mais tocada por outros grandes: Jimi Hendrix gravou ‘Day Tripper’ e ‘Sgt Peppers’; U2, ‘Helter Skelter’; David Bowie, ‘Across The Universe’; Elton John, ‘Lucy In the Sky With Diamonds’; Steve Wonder, ‘We Can Work It Out’; Eric Clapton, ‘While My Guitar Gently Weeps’; entre muitos outros. Vários grupos atuais, como Radiohead e Oasis, abertamente inspirarem-se neles.

Sim, gosto é subjetivo, e é perfeitamente compreensível que alguém prefira The Who, Metallica ou mesmo Britney Spears aos Beatles. Mas, sendo o mais objetivo possível dentro do campo das artes, espero ao menos ter colocado uma pulga atrás da orelha da minoria que possivelmente ainda não compreenda o que os Beatles representaram.

Arte: foto-montagem do autor.

5 comentários em “Porque os Beatles

  1. Victor Ramos
    30 de abril de 2013

    Os Beatles com toda certeza mudaram a história da música. Mas é aquela coisa, como foi no caso de Elvis, tiveram a ajuda da mídia e conseguiram levar o seu trabalho a um nível mais global também por conta dela. Todavia, existiram muitas bandas que surgiram antes ou na mesma época dos Beatles que possuíram o mesmo nível de competência, ou até mesmo superior. Os Beatles foram além porque tiveram o trabalho aceito de imediato e logo foram às alturas; mas o underground sempre poderá surpreender.

    Mas claro, em se tratando se evolução é verdade que os caras foram praticamente inigualáveis.

    Abração!

    Musical Militia

    Curtir

    • O Meio e o Si
      1 de maio de 2013

      Obrigado pelo comentário, Victor.
      Sim, eles certamente se beneficiaram da mídia, além do enorme carisma que tinham. Mas acho que concordamos que isso não tira o mérito do grupo nem muda o fato de que foram a banda que evoluiu de forma mais impressionante.
      Abraços!

      Curtir

  2. Flavio
    18 de abril de 2013

    Beatles e strawberries 4evis!!!

    Curtir

  3. AA
    16 de abril de 2013

    Tinha certeza que vc ia gostar! Passe para o pessoal do Terra Molhada… Abraços.

    Curtir

  4. Fernando Carvalho
    16 de abril de 2013

    Grande Andre! I agree… Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15 de abril de 2013 por em ARTE & ENTRETENIMENTO e marcado , , , , , , , , .

Navegação

Digite seu endereço de email para acompanhar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 206 outros seguidores

Curta página no facebook

Siga no Twitter

%d blogueiros gostam disto: